Da linha ao átomo


Esfera mistica 2007

A linha reta que se transforma num circulo perfeito quando o sonho da humanidade ultrapassa as medidas exatas do tempo. Misturasse as cores sobre a paleta e renasce como tirado do nada o pensamento exaustivo de cada um de nós artistas. O sonho é a representação do ser humano perante a vida, ele faz nos acreditar que o nosso peregrinar nada mais é do que sonhos interligados que lentamente criam um só ideal.
Na arte abstrata atual o conceito ou a visão dos artistas tem como finalidade o indefinido. Quando cada um de nós duvida, ação gera por si mesma um outro circulo, tomando a mão de uma criança ou de um velho, um circulo novo anuncia o principio de outras idéias ou ideais. Cada um de nós sem saber transporta uma nova visão que lentamente desencadeia novas formas de pensamento. Nada está escrito, mas tudo está em si elaborado de forma que o destino da humanidade se encontra interligado e gera respostas mediante o tempo que está inserido. Na era global o artista se debate com outros problemas, na tentativa de obter respostas, ele apenas encontra a solução mediante o circulo criado pela força inatingível do acaso.

Talvez tudo isto não passe de um enigma em si predefinido, o artista movesse no circulo do seu próprio tempo e lentamente absorve respostas vindas de um acaso que esta para alem de suas idéias ou ideais. A loucura das palavras aprece deste modo, quando na tentativa de descrever uma nova era, ela é nada mais que a força de um acaso predefinido. Deliberadamente cada pensamento que renasce é uma resposta plausível para outras interrogações. Chamasse talvez a isto destino. Mas se existe um acaso o destino em si o que é se não o principio de algo que estava para se cumprir mediante o tempo e ação provocada por tantos acasos. Não escolhemos as nossas idéias nem o nosso espaço ou o tempo, ele o tempo nos escolhe e danos uma vocação que acredito não ser incerta. Um gênio deste modo não se faz gênio, ele nasce gênio. Ele vive no seu tempo sem saber que as suas ações serão determinantes e transformarão o pensamento coletivo do seu tempo. O destino aparece deste modo com a finalidade de moldar e dar continuidade a linha sucessiva de novas idéias.

A linha reta que se transforma em circulo determina ação gerada do acaso e molda o destino de cada um de nós. Inteligível ou não o circulo nada mais é do que a união perfeita que recebe milhares de círculos que vão formar com o tempo uma esfera, ela no fim de contas é apenas um átomo que nasceu da linha reta quando pelo acaso alguém num gesto simples gera a ação, sem saber ele mudou curso da historia da humanidade. Aqui esta o gênio impelido à ação, aqui está a maior força existente do universo. O século XXI trousse consigo uma nova era, um novo ideal que só será compreendido dentro de cinqüenta ou talvez daqui a cem anos. As minhas palavras são apenas um outro circulo que dentro de tantos círculos formão o átomo capaz de nós transformar a todos.

Miguel Westerberg – 21 Novembro 2007

~ por miguelwest em 30 de Novembro de 2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: