Erminio Francisco de Souza – Artista Plástico – Brasileiro


.
Sobreposição de cores-2007

No elenco de artistas plásticos que compõem a cultura do Brasil, Erminio Francisco de Souza se destaca mesclando sua vida profissional à sua vida familiar. Por isso esta obra vai contar neste espaço um pouco mais sobre sua família, suas realizações e sua identidade com a cidade.
Nascido em 31 de dezembro de 1942, em São Cristóvão, Rio de Janeiro, é filho do alagoano Luiz Moraes de Souza, e da sergipana Maria Enedina de Souza. Casado com Juraci Santos de Souza (nascida em 20/03/1945, em Cachoeira do Itapemirim – Espírito Santo), com quem tem duas filhas: Valeria Santos de Souza (08/03/1970) e Cristiane Santos de Souza (03/06/1971).
Após sair do colégio interno aos 16 anos, com a profissão de barbeiro, vendo na hora de folga uma notícia no jornal sobre um quadro do Orlando Teruz, já comentava com um amigo que um dia anida compraria um quadro como aquele.
Enfim, o tempo foi passando, nosso biografado foi trabalhar como contínuo no BEG (Banco do Estado da Guanabara), depois fez concurso interno, e seguiu subindo de classe na hierarquia do banco até ocupar o cargo de Operador de Câmbio.
Foi nesta época que começou a fazer uma pequena coleção de arte dos quais constavam: Di Cavalcante, Djanira, Panceti, Ado Malagoli, Silvio Pinto, Guignard e outros, totalizando mais ou menos 54 quadros, freqüentando leilões no eixo RJ/SP.
Com a aposentadoria precoce, pois já tinha passado a trabalhar em seis bancos Bancos, sendo que o último Banco Atlantis, houve uma intervenção do Banco Central, teve que se aposentar aos 51 anos, pois emprego ficou difícil. Não tinha direito a aposentadoria, pois só tinha 28 anos de contribuição. Aposentado e com as filhas para sustentar, fez uma viagem a Natal – RN, gostou muito da cidade e resolveu se mudar com toda a família, passando a se dedicar inteiramente a pintura.
Aos poucos foi vendendo suas telas. Nesta altura descobriu o estilo abstrato geométrico. Ficou fascinado, e hoje pinta até 12 horas por dia, levando em média 25 dias para pintar um quadro, pois na maioria dos quadros a sobreposição de cores, predomina.
Recentemente, Erminio recebeu o Titulo de Destaque Artístico e Cultural, pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, esperando que seja o primeiro de uma série, que muito o honrou.
Sua relação com a cidade de São Paulo começou quando nosso biografado conheceu exercia o Cargo de Operador de Câmbio, do Banco Bamerindus e Gerente de Operações de Cambio do Banco Safra em 1988. Valeu toda a expectativa que teve em relação a cidade.
Hoje, o contato continua sendo através de seu trabalho, porém na área cultura. Ele a admira por excelentes conhecedores de artes, e pelo apoio que teve da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, onde realizou recentemente uma exposição individual no Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi.
Demais exposições: Novo Leblon – RJ, Shopping Millenium – RJ, Praia Shopping – Natal – RN, Salão da Marinha – Natal – RN, Salão de Artes Plásticas de Natal – RN, Núcleo de Arte e Cultura da UFRN – RN, Salão XIII Unifor Plástica – Fortaleza – CE, Salão da Semana da Marinha – Natal – RN (3° Lugar). Individuais: Capitania das Artes – Natal – RN, Pinacoteca do Rio Grande do Norte – RN, Galeria Rubens Valentin – Brasília – DF, Núcleo de Arte e Cultura da UFRN – RN, Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB.

.

~ por miguelwest em 29 de Novembro de 2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: