PINTOR : Mário Cesariny


“Cesariny é um sedutor. Cesariny é um danado.
O maravilhoso surreal intensamente livre.”

Mário Cesariny de Vasconcelos, nasceu em Lisboa, 9 de Agosto de 1923. Pintor e poeta, considerado o principal representante do surrealismo em Portugual.
Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudou música com o compositor Fernando Lopes Graça. Durante a sua estadia em Paris em 1947, frequenta a Academia de La Grande Chaumière. É em Paris que conhece André Breton, cuja influência o leva a criar no mesmo ano o Grupo Surrealista em Portugal, juntamente com figuras como António Pedro, José Augusto França, Cândido Costa Pinto, Vespeira, Moniz Pereira e Alexandre O´Neill. Este grupo surgiu como forma de protesto contra o regime político vigente e contra o neo-realismo. Mais tarde, funda um grupo dissidente”Os Surrealistas” do qual fazem parte entre outros os seguintes poetas Virgílio Martinho, Herberto Helder, António Quadros, M.S.Lourenço, Nicolau Saião, Mário Botas, Hermínio Monteiro e Miguel de Castro Henriques.

Mário Cesariny adopta uma atitude estética de constante experimentação nas suas obras e pratica uma técnica de escrita e de pintura amplamente divulgada entre os surrealistas designada “cadáver esquisito”, que consiste na construção de uma obra por três ou quatro pessoas, num trabalho em cadeia criativa em que cada um dá continuidade, em tempo real, à criatividade do anterior, conhecendo apenas parte do que este fez. Morreu no dia 9 de novembro de 2006 na cidade de Lisboa – Portugal.

para mais informações consulte em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mário_Cesariny
http://bibliomanias.no.sapo.pt/dosjornais.htm#Entrevista%20a%20Mário%20Cesariny
“Viajou sempre em primeira classe, mesmo quando estava parado.”

~ por miguelwest em 28 de Novembro de 2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: