CYBER ARTES – MIGUEL WESTERBERG



A infância e a adolescência de Miguel Westerberg é assunto para muita novela e muito estudo. Nas mãos de uma Janete Clair ou um Dias Gomes o assunto renderia muitos e muitos capítulos de sucesso na Rede Globo de Televisão. Um drama que inclui a derrocada de uma família ao findar a monarquia em Portugal, uma mãe que dedicou-se a prostituição para sobreviver e muitas experiências das piores enquanto o tempo passava e a criança ia transformando-se em homem. Um livro foi escrito sobre isso e um resumo está na internet e merece ser lido para se compreender melhor esse artista. O endereço deixaremos no final desse texto.
.
Miguel foi criado em uma instituição, retirado dos cuidados da mãe e acabou quase sem conhece-la. Um irmão de 10 anos assumia os cuidados dos três menores e é fácil imaginar como tudo isso acontecia. Na verdade não é tão fácil imaginar e a leitura desse trecho de vida é a um só tempo triste e fascinante. De uma forma ou de outra o instinto para a arte sobreviveu a todas essas dificuldades e o artista aflorou de forma poderosa e magnífica. Miguel Westerberg, nascido de sangue português e sueco, transformou um passado carregado em uma vida pujante e cheia de cores. Claro que ainda carrega tudo isso e assim será até o fim da vida mas a história agora é outra.
.
Depois de um primeiro casamento o artista veio para o Brasil e elegeu São Paulo para tocar a vida. Está lá até hoje e tem um segundo casamento onde declara sentir apoio para a sua arte e esforço consciente da mulher para contribuir e ajudar na edificação do seu nome como artista e sua obra como pintor. Miguel é também escultor mas foi na pintura e na poesia onde encontrou-se com mais solidez. O artista sente isso e a escultura realmente é encarada de uma maneira secundária. Isso não significa sem importância.
.
O trabalho de Miguel Westerberg caracteriza-se por uma mistura entre o figurativo e abstrato, mostrando planos transparentes que se superpõem de uma maneira deliciosa e carregada de uma harmonia encantadora. Há um simbolismos que se repete frequentemente e que nos conta a história dos horrores vividos na infância, nos lembra o sofrimento e a dor da criança e isso tudo contrasta, para nossa surpresa, com um presente colorido e aparentemente mais feliz. O efeito visual de toda essa emoção é extremamente positivo. Miguel Westerberg é um artista que cativa pelo belo, independentemente de sua narrativa através dos símbolos.
.
Há toda uma influência do cubismo que muitas vezes é nítida e declarada e em outras vezes aparece disfarçada e discreta, mas sempre presente. Essa arrumação pode ser percebida eventualmente em uma única tela, como se ela fosse dividida em departamentos estaques que estão ali harmonicamente porque foram arrumados dessa forma e compatibilizados por regras de boa convivência. As diversas facetas da arte de Miguel não lutam entre si. Convivem em uma espécie de concordância natural que acaba por ser também atraente.
.
Não há uma predominância declarada e nítida na escolha das cores. Existe a influência verde amarela depois que chegou no Brasil, segundo nos explicou, mas que não percebemos fortemente. Mais fácil dizer da raridade do vermelho do que da predominância do azul ou do verde. De qualquer forma a combinação de cores é poderosa, as vezes pelo consenso e as vezes pela nitidez do contraste. Isso é coisa de artista e é melhor não ficar analisando muito, até pela inutilidade dessa análise.
.
Miguel Westerberg faz exposições tanto no Brasil como em Portugal e tem procurado dar uma dimensão internacionalizada e globalizada para a sua obra. Globalização é uma palavra de ordem para o artista e pertence a movimentos nessa direção. Com um trabalho onde traduz emoção e estética o artista tende a uma aceitação do público e o caminho futuro aponta para uma difusão do seu nome e do seu trabalho..

.
Por Ronaldo Carneiro Leão do Recife e Rê Rodrigues – de Petrolina.
CYBER ARTES – MIGUEL WESTERBERG
http://www.cyberartes.com.br/

~ por miguelwest em 28 de Novembro de 2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: