GLOSSÁRIO: VIDA E OBRA DE MIGUEL WESTERBERG


.

5 de Outubro de 1910 – Às 9 horas da manhã do dia 4 de Outubro, Paiva Couceiro, o general-chefe das forças monárquicas assinou a ata da rendição. Na manhã de 5, a República foi proclamada na Câmara Municipal de Lisboa. Ao meio-dia a Revolução estava consumada. Na tarde desse dia o rei D. Manuel acompanhado pelas rainhas D. Amélia e D. Maria Pia, embarcava na Ericeira, a bordo do iate Amélia rumo a Gibraltar. Daí seguiu para Inglaterra, a sua morada definitiva.
.
25 de abril – “Movimento dos Capitães de Abril” ou Revolução dos Cravos que pôs fim ao período salazarista com a derrubada de Marcelo Caetano. Portugal, hoje membro da Comunidade Européia.
.
Anna Drink Westerberg – Bailarina e pintora Alemã, casada com Fred Eiver Westerberg.
.
Ana Paula Veiga – Artista plastico, poetiza e colonista de jornal no Alentejo. conheceu miguel westerberg no chiado em um curso de pintura, até hoje são amigos inseparaveis. Viveu na margem sul de Lisboa, no Barreiro / Moita. Actualmente vive em Espanha. O seu trabalho artístico é de uma sensibilidade incrível, tocante e ao mesmo tempo belo. As suas pinturas têm um toque poético. Pintar para ela é como escrever um poema.Conheço Anna a mais de 10 anos e desde o dia que a conheci no Chiado, senti que a nossa amizade seria desde ali e para sempre única.A forma como ela vê arte e se exprime é única, pois ela conhece um pouco de tudo sobre todos os movimentos artísticos e tem consciência da falta deles no nosso século, o século XXI, da era globalização. Quando lhe convidei para que ela fizesse parte do movimento artístico os globalistas, a sua reação foi de imediato um sim, o que na verdade não me espantara em nada.Acredito que de uma forma ou outra Anna Veiga será sem sombra de duvida um marco entre os globalistas. Ela melhor do que ninguém acredita neste movimento e sabe que a união faz a força.
.
Andre teles – Nome completo: André Teles Domingues, nasceu em Curitiba – PR – Brasil – a 18 de outubro 1973. Apaixonado pelas artes, o artista André Teles sempre procurou manter proximidade com este mundo maravilhoso, apesar de tê-lo deixado em segundo plano por inúmeras vezes no decorrer de seu caminho.Mas, em 2001, decidiu que iria seguir seus sentimentos deixando que seu dom aflorasse, dedicando todo seu amor e tempo unicamente à arte. Nesse mesmo ano montou sua oficina de restauração de móveis e com a certeza de que finalmente tinha encontrado seu caminho, no ano seguinte viajou para França onde estudou pintura com a Professora Márcia Novais. Em sua volta a Curitiba, fez curso de designer de interiores na CEPDAP e aulas de pintura com a profª. Kátia, do espaço arte Curitiba. A partir de então nunca mais abandonou a Arte, prova disso é que sua oficina funciona até os dias de hoje, local onde também funciona seu Atelier.
.
Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, C.R.L – Um espaço de liberdade
Fundada em 1963 por um grupo de artistas plásticos que assim concretizaram um sonho e uma ambição com o amor com que sempre se tentam os sonhos, este grupo, deu vida a uma instituição que apesar dos sobressaltos e inevitáveis incidentes de percurso se afirma hoje, com 43 anos de existência, uma Árvore com raízes bem firmes e a vastidão das suas frondes, ultrapassam de longe a ambição e o sonho dos seus fundadores. A Árvore faz parte da grande renovação cultural da cidade do Porto, da batalha de quase duas décadas contra a desertificação, o imobilismo, e envelhecimento das estruturas existentes e a insatisfação que as frustradas esperanças abertas com o fim da 2ª Guerra Mundial revelaram cruamente. A renovação de mentalidades fez-se através de uma nova geração que pouco a pouco toma as rédeas do poder cultural, lutando permanentemente contra o poder político que – cadáver adiado – teme e persegue e tenta asfixiar tudo o que lhe pareça renovo, criação, sinal de seiva.
.
Carlos Teixeira da Cunha – Esposo de Cristina e cunhado de Miguel Westerberg. Juntos viajaram para França em busca de melhores oportunidades de vida.
.
Carlos Henrique
Pimenta Miguéis Gomes– Irmão de Miguel Westerberg . Faleceu na cidade do Porto em 1995 devido a AIDS.
.
Congregação em Portugal Cristã – CCB – CONGREGAÇÃO CRISTÃ EM PORTUGAL OU CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL.
.
Claude Monet – 1840-1926 fundador da escola impressionista, marco fundamental na historia da arte moderna.
O próprio nome da escola se deve a um quadro seu: Impressão do Sol Nascente.
.
Cristina Pimenta Miguéis – Irmã de Miguel Westerberg que 1994 preparou a primeira exposição Ermesinde, FUNCIONARIA PUBLICA EM ERMESINDE. Casada e tem três filhos.
.
Crodonilson Moreira Borges – Nascido na Guine-Bissau vai desde muito novo viver com seus país para portugal. Desde do seu primeiro contacto com Miguel Westerberg se tornam amigos inseparaveis. No ano de 1984 são batizados juntos pelo Padre Tavares no colégio da Oficina de S. José do Porto. Atualmente é goleiro no Panafiel, casado e já tem dois filhos.
.
Émile Zola – Escritor francês nascido em Paris em 1840 é tido como o fundador da corrente naturalista na literatura. Escreveu Contos para Ninon, como critico de arte escreveu um ensaio sobre Eduard Manet e inúmeros artigos sobre Monet. Produziu também uma série de romances contando a saga de uma família. Dividida em 20 volumes, que fizeram enorme sucesso, a obra começava com A fortuna dos Rougon, de 1871. Germinal, narrando uma greve de mineiros, foi lançado em 1881 e é tido como sua obra-prima. Já conhecido internacionalmente, causou polêmica ao defender Alfred Dreyfuss, oficial francês de origem judaica condenado por traição. Com a carta aberta “J’accuse” (Eu acuso). Acusado de injúria e condenado a um ano de prisão, Zola fugiu para a Inglaterra e só retornou a Paris em 1900, após a absolvição de Dreyfuss. Morreu acidentalmente em sua casa, asfixiado pela fumaça de uma lareira.
.
Exposição PertinenteParangole do Brasil – Movimento artistico criado por André Teles em conjunto com vários artista incluindo Miguel Westerberg, em protesto contra o desprezo e não aceitação da arte no Brasil, no dia 28 de abril de 2006, na av. Paulista onde participam artistas de todo cenário da arte contemporânea.
.
Fred Eiver Westerberg – Marinheiro sueco, pai de Miguel Westerberg. MORREU EM PARIS NO ANO 2000.
.
Guerra colonial – O último império colonial da Europa pagava caro por este título. Angola, Moçambique, Timor e Guiné estavam em guerras de libertação da matriz desde os anos 60, além do desprestígio causado pelas conquistas de Goa, Damão e Diu pela Índia. Portugal era integrante da ONU e da OTAN, mesmo assim era condenado por seus aliados, inclusive, pela sua política colonialista e ditatorial.
Em 25 de abril de 1974 com o fim da ditadura, Portugal começa o processo de descolonização.
.
Hadassa Alencar – Pedagoga, professora de idiomas na Universal Languages Institute, organista, compositora .
.
AMIGO – Estudante de arquitetura, artista plastico, fotógrafo profissional e figurante e místico. Amigo de Miguel Westerberg desde ano de 2000. Artista plastico português que vive actualmente em Sintra, pertence ao Movimento Artístico os Globalistas – séc. XXI com um só propósito, de ser um mensageiro dentro de uma arte que aos poucos se esta a revelar, ARTE TRASCENDENTAL.
Ele trás para cada um de nós, a revelação de um plano urbano dentro da sua própria visão arquitectónica, dos quais os limites sem fronteiras, a cor sem espectro e a luz das nações aparecem dentro de uma visão muito mais ampla isto é global, como tirada do oculto.
Autodidacta desde muito cedo ELE decide entrar para arquitectura apenas com um só propósito de poder criar o inesperado. Tirando do oculto a sua própria luz e visão, dando as mesmas uma dinâmica a arte e a arquitectura, a meu bom ver, (Arte transcendental) que tem o propósito de ultrapassar fronteiras e ao mesmo tempo interiorizar cada ser humano inserido no mundo o global sem que os mesmos se esqueçam do seu lado interior.
Quem conhece este artista, consegue ver nele um certo misticismo, ele mesmo carrega sobre si quando passa uma aura de um sábio de outros tempos, já que a sua comunicação muitas das vezes nos escapa, pois o mundo da globalização na verdade esta ainda a tão alheio para com mundo transcendente, é como se uma grande maioria das pessoas estivessem adormecidas dentro delas mesmas.
Fotografia, pintura, cinema, pós produção e realização de vídeo, arquitectura e marketing, são algumas das suas prioridades, tenho por certo que este artista é uma das pedras fundamentas para este movimento, ele mesmo é um mestre entre tantos mestres, que pela forma da sua arte convida cada um de nós a repensar a história dentro de tantas histórias.
.
João Baptista Westerberg – primeiro e unico filho de Miguel Angelo Westerberg, atualmente tem 10 anos e vive com sua mãe em Queluz.
.
João Eduardo Campos – Dono da galeria e livraria campos, na Baixa – Chiada, em Lisboa, pessoa considerável culta e amigo de artistas Miguel Westerberg.
.
João Valério Pereira – Estudante de psicologia e proprietário da galeria Artifama.
.
JORNAL PNOB – Criado há três anos, por Suzana Jardim, com objetivo de divulgar um pouco de tudo sobre a arte e artistas, de forma a tirá-los do anonimato.
.
Lena Coelho – Pessoa notavelmente culta dentro da área das artes plásticas, poetiza e advogada de Miguel Westerberg, quando ao seu divorçio .
.
Lisa – Bailarina e formada em relações internacionais.
.
Marcelo Caetano – Marcello José das Neves Alves Caetano (Lisboa, 17 de Agosto de 1906 — Rio de Janeiro, 26 de Outubro de 1980) foi o último Presidente do Conselho da Segunda República, ou seja do Estado Novo. Estadista, professor de direito, culto e historiador, licenciou-se em Direito, na Universidade de Lisboa, e doutourou-se em 1931. Ficou conhecido por ser dos raros membros do Governo de Salazar a favor duma maior liberdade de expressão e pela introdução de ligeiras mudanças, sob uma política de abertura, após a saída de Salazar. Ultimo ditador de Portugal, primeiro ministro que foi deposto pelo levantamento militar de 25 de Abril de 1974 e deportado para o Brasil, aonde veio a falecer no exílio. Escreveu varios livros.
.
Marcos Nakasone – tem apenas 27 anos, contudo o seu estilo aos poucos esta a tornar dentro de um mundo visual e de uma linha surrealista incomparável. Conheci este artista plástico pessoalmente e tenho que admitir que a sua visão esta para lá de algo que ate agora tão poucos tem desbravado, átomos, esferas transparentes, a mistura de imagens clássicas, um jogo de formas, que se interligam entre si e dão a espectador um panorama único e ao mesmo tempo belo, puro surrealismo. Se um dia Salvador Dali tivesse conhecido este artista, tenho em crer que o adotava como um dos seus pupilos. Vencedor de vários prêmios em s. Paulo, destacando se sempre entre os primeiros , ele cativa o publico e os júris de tal forma que a sua pintura entra assim na vanguarda do tope dos grandes artistas nível mundial. Acredito que marcos nakasone será considerado em curto espaço de tempo o melhor dos artistas plásticos brasileiros, mesmo tendo origens nipônicas. Se hoje tivesse que adquirir uma obra de arte não pensava duas vezes, o trabalho artístico dele, não só e belo como tem algo enigmático, algo de sobrenatural, enfim, aqueles que entendem de arte, poderão ver como seus próprios olhos e fazer juntamente comigo, um melhor juízo sobre o que aqui vos escrevo. Vive em São Paulo – Brasil.
.
Maria Antonieta Pimenta Miguéis – Mãe de Miguel Angelo Westerberg.
.
Mariana Pimenta Miguéis – Irmã de Miguel Westesberg, juntamente com ele e com Tânia viveram na Mitra em Lisboa, em 1994 ajuda a Cristina a preparar a primeira exposição de seu irmão. TEM HOJE QUATRO FILHOS VIVE EM ERMESINDE COM SEU ESPOSO JOSÉ REI.
.
Mario Rodrigues Migueis – Parte dos bens passa a pertencer ao estado republicano e a outra parte é dividida pelo resto da família. A concentração da maior parte fica nas mãos do avô que acaba por desperdiçar em viagens pela Europa, com o intuito de visitar as ruínas da segunda grande guerra mundial. Regressa a Portugal dois anos mais tarde, após ter se filiado ao partido comunista francês e, por aderir a suas idéias, extremamente proibidas pela ditadura de Oliveira Salazar, é obrigado a exilar-se na França por um certo tempo. Por não chegar ao conhecimento da PIDE, que ele já se encontrava fora do país, perseguem um indivíduo que é confundido com ele e o mesmo é barbaramente assassinado, pondo um fim à sua perseguição. Anos mais tarde volta a residir definitivamente em Portugal, casa-se e tem duas filhas, passando ai a dedicar os últimos anos de sua vida a pintura Naif apenas como um hobby
.
Michelangelo Buonarroti Nasceu a 6 de março de 1475, em Italia, Caprese, província Florentina. Escultor, pintor e poeta. A partir de 1547, dirigiu os trabalhos da basílica de São Pedro; a grande cúpula da basílica é de sua autoria. Entre as esculturas de seus últimos anos, destaca-se a “Pietà Rondanini”. Alternou o trabalho em outras áreas com a criação de uma obra poética de grande sensibilidade, escrita a partir de 1530. O conjunto de seus textos, com justiça caracterizados como uma “biografia espiritual”, reúne mais de 300 sonetos, madrigais e outros tipos de poemas, inclusive fragmentos inacabados. Celebrado como grande personalidade artística de seu tempo, morreu em Roma, em 18 de fevereiro de 1564, aos 88 anos de idade.
.
Cubismos
– Foi uma revolução estética e técnica tão importante para a Arte Ocidental quanto o Renascimento. Ocorreu no período de 1907 a 1914, tendo como fundadores Pablo Picasso e Georges Braque. Iniciado dentro de um círculo muito restrito, não foi pensado como um movimento. Aos seus criadores se uniu um grupo de amigos intelectuais escritores de vanguarda. Kahnweiler abre no outono de 1907 a galeria da Rua Vignon, que será o santuário do Cubismo.
.
Pablo Ruiz Picasso – Málaga, Espanha 25 de outubro 1881. Considerado um dos artistas mais famosos do seculo XX e versáteis, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas mas também fez esculturas, cerâmica, enfim, usou todos os tipos de materiais. Na fase azul 1901/1905, Picasso pintou a pobreza, a cegueira, a alienação e o desespero. Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa 1905/1906. Trabalhava durante a noite até o amanhecer. Na fase rosa à abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo, o mundo do circo. No verão de 1906, durante uma estada em Andorra, sua obra entrou em uma nova fase marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana, era o protocubismo, o antecedente do cubismo. Picasso morreu a 8 de abril de 1973 em Mougins, França com 91 anos de idade.
.
Padre Alberto Assunção Tavares – Padre e diretor da Oficina de S. José do Porto, que no ano de 1981 aceita a responsabilidade pelo tribunal do menor Miguel Angelo Westerberg, ate que completa-se a idade de 18 anos.
.
PadreSebastião Leite de Vasconcelos – Sacerdote nascido na freguesia da Sé e ordenado sacerdote na Sé do Porto. Com o nome original de Oficina de S. José, «com carácter assistencial», para recolher menores pobres ou abandonados da região, tendo mais tarde sido entregue à Diocese. O trabalho e a cultura religiosa constituíam valências importantes do programa de formação, que justificava a existência das oficinas e da Capela existente. Tendo sido nomeado Bispo de Beja, entregou a Instituição à Diocese do Porto. Suspensão do bispo de Beja, D. Sebastião Leite de Vasconcelos. Havia fugido para Espanha, porque ameaçado de morte. Será destituído em 18 de Abril de 1911.
.
PIDE – Policia Internacional e de Defesa do Estado foi criada em portugal em 22 de outubro de 1946, sendo apresentada como um organismo autónomo da policia judiciaria. Na realidade tratou-se de uma polícia política que teve como principal função a repressão de qualquer forma de oposição ao Estado Novo de Oliveira Salazar. A principal organização responsável pela polícia política do Estado Novo em Portugal, apesar de esta designação só ter vigorado oficialmente entre 1945 e 1969. Herdou a estrutura, métodos e funções da anterior polícia política, a PVDE (sigla de Polícia de Vigilância e Defesa do Estado), criada em 1933 durante a institucionalização do Estado Novo.
A função da PIDE ia muito mais além da de polícia política, sendo igualmente responsável pelo controlo de estrangeiros e fronteiras, pela informação e contra-espionagem, pelo combate ao terrorismo e pela investigação de crimes contra a segurança do estado.
.
Pintura – refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos.
.
Oficina de S. José do Porto – Foi criada em 1882 pelo Padre. Sebastião Leite de Vasconcelos, sacerdote nascido na freguesia da Sé e ordenado sacerdote na Sé do Porto. A influência salesiana em Portugal se inicia ainda antes da chegada dos salesianos, quando Dom Sebastião Vasconcelos funda as Oficinas de São José do Porto, em 1883, após ter conhecido Dom Bosco e sua obra de educação profissional para a juventude. Com o nome original de Oficina de S. José, destinava-se esta instituição de caridade a recolher menores pobres ou abandonados, normalmente do ambiente local. O trabalho e a cultura religiosa constituíam valências importantes do programa de formação, que justificava a existência das oficinas e da Capela contígua. Tendo sido nomeado Bispo de Beja, o Padre. Sebastião Leite de Vasconcelos entregou a Instituição à Diocese do Porto, a qual tem dados suficientes para testemunhar a qualidade e dedicação de quantos se têm dedicado à formação de sucessivas gerações de utentes, que por sua vez reconhecem geralmente que a Oficina de S. José os preparou para a vida familiar, social e profissional. E reconhece-se que uma instituição que nasceu com carácter assistencial, no séc. XIX, está a cumprir hoje uma função também correccional, aceitando receber crianças, adolescentes ou jovens ate aos 18 anos. Atualmente o responsável: Padre. Alberto Assunção Tavares – Rua Alexandre Herculano, PORTO – Tel.: 22 2001866
.
Cidade de Queluz – tem cerca de 78 040 habitantes (2004). A cidade inclui três freguesias: Queluz; Massamá; Monte Abraão. A cidade de Queluz permanece uma das mais populosas de Portugal, sendo a 11º cidade mais populosa de Portugal[e considerada uma cidade-satélite de Lisboa.
.
Rua Augusta – é uma famosa rua da baixa de Lisboa, em Portugal que começando no famoso arco triunfal, liga a Praça do Comércio, à Praça do Rossio. Tem elevada concentração de comércio, já que toda a rua é ladeada por diversas lojas, muitas delas de grandes marcas internacionais. Está desde os finais dos anos 80 fechada ao trânsito e é frequentemente ocupada por artistas de rua, artesãos e vendedores ambulantes. Paralelas a esta, encontram-se as ruas do Ouro e da Prata.
.
Sanatório do Monte da Virgem – No final do séc. XIX e nas primeiras décadas do séc. XX, a tuberculose assolou Portugal. Por esta razão, a Rainha D. Amélia ordenou a construção de uma rede de sanatórios pelo país. Um destes sanatórios encontrava-se localizado na margem esquerda do Douro, em Vila Nova de Gaia, e foi posteriormente cognominado Sanatório D. Manuel II, em honra do último rei de Portugal. Nos anos 60, com a descoberta de novos fármacos, a tuberculose começou a desaparecer e o sanatório perdeu a sua utilidade original, sendo convertido nos anos 70 em hospital geral e central, mantendo, no entanto a sua vocação pneumológica. Mais tarde, mudanças estruturais no sector da saúde em Portugal, levaram à criação do centro hospitalar de Vila Nova de Gaia, no qual foram incluídas outras unidades. O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia é constituído pelo Hospital Eduardo dos Santos Silva (Unidade I) e pelo Hospital Distrital de Vila Nova de Gaia (Unidade II). O Hospital Eduardo Santos Silva é um hospital genérico central, localizado no sopé do Monte da Virgem, daí o seu nome popular.
.
Vera Alexandra Carriche Monteiro – Ex-esposa, restauradora de arte sacra e artista plástica.
.
Vincent Van Gogh – nasceu em Zundert, 30 de Março de 1853 Utrecht, 29 de Julho de 1890 foi o pintor holandês, considerado o maior de todos os tempos desde Rembrandt, apesar de durante a sua vida ter sido marginalizado pela sociedade. A sua vida foi toda ela uma tragedia,viveu com uma prostituta, foi pastor envagelico e chegado ao ponto de curtar a sua propria orelha a qual ofereceu a uma prostituta. VAN GOGH, falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, incapaz de custear a sua própria subsistência, seu irmão Teo o sustentava ajudando como podia. Mesmo incapaz de manter contactos sociais. Vincent Van Gogh, dera o tiro a 27 de Julho d2 1890 e morreu dois dias depois a 29 de Julho de 1890. Suas muitas cartas são algo de de nos fazer tremer, a sua visão perante o mundo da epoca, ainda hoje consegue nos suprender. Em vida apenas vendeu um só quandro, contudo, hoje as suas pinturas estão em todos os museus e suas telas são as mais caras do mercado da arte. Enfim ate dá vantade de rir e churar ao mesmo tempo.
.
Tânia Cristina Migueis da CunhaFilha de Cristina Pimenta migueis e Carlos Cunha, sobrinha de Miguel Westerberg . atualmente esta numa escola de arte no porto, já participou de varias peças teatrais tanto em Ermesinde como na cidade do Porto.
.
Tânia Pimenta Miguéis Westerberg – Irmã mais nova de M. West, com a idade de nove anos é adotada e desaparece por um período de 15 anos. hoje é csada e tem um filho, vive em VILA NOVA DE GAIA.
.
Werner Brockstieger – Professor catedrático Alemão, amigo de Anna Drink e Fred Eiver Westerberg.
.
Valentin Einar Westerberg – Sueco de Gotenborg. Avô paterno de Miguel Westerberg, marinheiro marcante, artista plástico, escultor e poeta. Morreu em Lisboa Portugal por volta do ano 1980 de um ataque cardiaco.

==================

MIGUEL WESTERBERG

~ por miguelwest em 25 de Março de 2006.

Uma resposta to “GLOSSÁRIO: VIDA E OBRA DE MIGUEL WESTERBERG”

  1. as tuas pinturas são fantasticas… felicidades.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: